Células animal é vegetal
Célula animal
Confira as funções das principais estruturas presentes na célula animal:
- Núcleo Celular: estrutura esférica onde se encontra o DNA.
- Nucléolo: estrutura presente no núcleo das células. Coordena os processos de reprodução celular através da síntese de proteínas.
- Membrana Plasmática: estrutura celular fina que delimita a célula sendo responsável pela saída e entrada de sustâncias. Assim, ela tem a função de proteger as estruturas celulares internas.
- Citoplasma: região mais volumosa, onde se encontram o núcleo e as organelas celulares.
- Ribossomos: estrutura responsável pela produção e síntese de proteínas.
- Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso: responsáveis pelo transporte de proteínas e a síntese de moléculas orgânicas.
- Complexo de Golgi: armazena, modifica e libera substâncias. Exporta proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e, além disso, origina os lisossomos.
- Lisossomos: estruturas responsáveis pela digestão celular.
- Mitocôndrias: estrutura responsável pela respiração celular e a produção de energia.
- Centríolos: estrutura celular que auxilia na divisão celular (mitose e meiose).
- Peroxissomos: estrutura arredondada responsável pelo armazenamento de enzimas.
- Vacúolos: responsáveis pela reserva energética e o armazenamento de substâncias.
Célula vegetal

Plastos
Existem leucoplastos, sem cor, que fazem reserva de amido e cromoplastos coloridos, que possuem pigmentos. Um plasto pode se transformar no outro.
Os cloroplastos são as organelas responsáveis pela realização da fotossíntese. Elas contém o pigmento clorofila, que lhes confere a cor verde e absorve a luz solar, permitindo que o processo ocorra.
ão organelas membranosas, que possuem DNA e são capazes de se autoduplicar. Têm estrutura semelhante a das mitocôndrias, o que é explicado pelos cientistas como um mecanismo evolutivo de simbiose entre procariontes e eucariontes (teoria endossimbiótica).
Parede Celular
A parede celular ou parede celulósica é exterior à membrana plasmática que envolve a célula. É um envoltório mais ou menos espesso, composto por um polissacarídeo chamado celulose.
Sua função é dar sustentação à planta, sendo por isso também chamada de membrana esquelética de celulose.
Existem poros nas paredes celulósicas, através dos quais passam pontes de citoplasma muito finas, chamadas plasmodesmos. Por meio dos plasmodesmos há comunicação entre o citoplasma das células vizinhas.
Vacúolos
Os vacúolos são espaços, envolvidos por membrana, em cujo interior podem ser armazenadas substâncias como a seiva, além disso, tem como função regular o pH e a entrada de água, através do controle osmótico. Com isso, os vacúolos controlam a turgidez da célula.
Comentários
Postar um comentário